CORDELANDO

Lucas Santos

“São estas cordas esticadas
Os varais desta poesia
Que ostenta em seus versos
Rimas com orgulho e cortesia
A raiz da cultura e a tradição
De ser Nordeste, Pernambuco, ser São João
“A espalhar com as palavras a euforia.”

E foram embaladas pelos versos do tradicional cordel que a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento passou à tarde da última quinta-feira, 29 de agosto. O encontro, intitulado “Cordelando”, contou com a presença exímia dos cordelistas da nossa cidade, professor João Pimentel e Santina Izabel, que dividiram espaço com Sandoval Ferreira, poeta garanhuense e diretor de cultura da cidade de Iati.
Inicialmente idealizado para ocorrer no espaço da biblioteca, o evento teve de ser transferido para o Clube Municipal Areia Branca, dada a quantidade de participantes, que mais que superou as expectativas. Cerca de 250 pessoas puderam participar do encontro, promovido com o intuito de ressaltar a cultura regional e dar destaque, principalmente, aos artistas de nossa cidade. Professor João Pimentel traduziu para os versos populares histórias infantis consagradas, como Chapeuzinho Vermelho, prendendo a atenção das crianças que se fascinaram com a abordagem da nova versão rimada; a professora Santina Izabel abordou temas sociais em suas estrofes, apresentando seu livreto inédito “O Meio Ambiente”, onde trata de questões como o desmatamento e poluição. Já o cômico Sandoval Ferreira arrancou gargalhadas com suas histórias pilhéricas de personagens matutos.
Mais que momentos de distração ou entretenimento de fim de tarde, ocasiões feito essa trazem consigo o peso da conservação “da terra”, plantando em seus expectadores – principalmente os mais novos – a importância da apreciação cultural, fazendo-os ter novos olhares de respeito acerca disso. Podíamos assim tirar uns cinco minutos do nosso tempo, sagradamente dedicado ao Facebook, videogame, Orkut (isso ainda existe?) ou qualquer outra distração fútil para lermos e buscar aprender um pouco mais sobre essa literatura que, mesmo que poucos saibam, é tão comum em nossa cidade.
Confiram os versos escritos pela professora Santina Izabel, distribuídos gratuitamente a todos os que participaram da oficina “Cordelando”.

PDF
Cordel do Meio Ambiente

Fotos

Blog Interior Informa

Anúncios

Sobre Interior Informa

UM NOVO MUNDO REQUER NOVOS MEIOS

Publicado em setembro 7, 2013, em Pernambuco, São João, Uncategorized e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. CARLOS FIGUEREDO

    Lucas – Augusto e todos que fazem parte do blog Interior informa, quero parabenizá-los pela iniciativa e pela forma como vocês estão mostrando a cultura do nosso município, a iniciativa de criar o blog para divulgar a nossa cultura é maravilhosa… PARBÉNS

  2. Sandoval ferreira

    Parabéns ao blog pela a matéria e aos organizadores pelo o brilhante evento fiquei super feliz em ver tantas crianças lendo e declamando tao bem os cordéis isso mostra que a educação em são joão está trabalhando a literatura e estimulando a leitura em sala de aula sobre tudo com um olhar regional isso é muito bom. Parabéns a todos

  3. Evento maravilhoso, mostrando para nossas crianças e jovens a importância do Cordel, foi um prazer ter as presenças de Sandoval, Santina, João Pimentel e José Zumba…Augusto, nós da Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento agradecemos pela publicação. Abraços!!!

    • Magda, foi com imenso prazer que publiquei, assim contribuindo e divulgando nossas tradições. Agradeço a todos vocês do Sesi pelo excelente trabalho e pela disponibilidade das fotos e o excelente texto de Lucas Santos. Abraço!.

  1. Pingback: ARTISTAS DA TERRA: Santina Izabel com o seu Cordel “Meio Ambiente” | INTERIOR INFORMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

Interferência Urbana

O cinza e a cor

Criaturas de Ñanderu: Releituras

Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

Falando em Literatura...

só boa literatura desde 2008

Brasil de Todo Mundo

Apresentando o Brasil para gente de todo o mundo

paisagem de interior

Um Novo Mundo Requer Novos Meios - Blog Interior Informa

Mundo da Robótica

Fazendo a ponte entre a teoria e a prática.

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

Blog do EVALDO TEIXEIRA

Opinião, Política, Variedades, Religião...

INTERIOR INFORMA

Um novo mundo requer novos meios.

RUBEM

Revista da Crônica - Notícias, entrevistas, resenhas e textos feitos ao rés-do-chão.

%d blogueiros gostam disto: