RETROSPECTIVA SÃO JOÃO 2013

Definitivamente, 2013 foi “o ano” em São João e tem todos os ingredientes para ficar gravado na história do município. Se até então não existe um único documento escrito sobre essa pequena cidade do agreste pernambucano que registre seus acontecimentos históricos, sociais e culturais, só 2013 daria um filme – e com direito a sequência!
Política, sociedade, religião, esportes, cultura, desenvolvimento… tudo nesse ano superou as expectativas da população e por muitas vezes nos perguntamos: o que estaria acontecendo com essa cidadezinha pacata, calma e inerte? Se o mundo não acabou em dois mil e doze, dois mil e treze inaugurou uma nova era na história da nossa cidade, muitas vezes subjugada por seus próprios munícipes.

VIOLÊNCIA X IMPRUDÊNCIA
Mas quando falamos em mudanças consideráveis, nem tudo que está incluso nessa lista é definitivamente bom. Abrimos nossos arquivos com um assunto preocupante, no qual devemos pensar e repensar cautelosamente, repassando-o com um cuidado bíblico.
Algo bastante perceptível durante esse ano foi o espantoso aumento no número de acidentes com vítimas fatais, principalmente jovens motociclistas, que tiveram suas vidas ceifadas de forma drástica e em condições lamentáveis. O não uso do capacete – elemento essencial à segurança –, o excesso de velocidade e o desrespeito às regras de trânsito foram fatores presentes em todos os fatos do gênero, seja juntos ou separados. Em todos vimos o grande perigo que esse meio de transporte, que deveria facilitar a nossa vida, pode trazer quando utilizado de maneira inconsequente e imprudente. Quem aqui não lembra de Marcondes Thadeu, Jamesson e tantos outros conhecidos que esbanjavam vivacidade e que tiveram a vida interrompida repentinamente. Aos familiares pouco restou além das lamentações e lembranças dos bons momentos e dos planos traçados para um futuro promissor. Planos que tiveram de ser readaptados para a nova realidade marcada pela ausência. A nós, que enxergamos o fato externamente, ficou uma lição de moral e conduta a ser seguida.
Cresceu também a ousadia e brutalidade de indivíduos que protagonizaram crimes e ações de violência durante esse ano. Ex-marido insatisfeito com a separação que esfaqueia ex-esposa a sangue frio na frente do filho; acerto de contas na saída de colégio que, por pouco, não resulta em vítima fatal; chuva de balas em domicílio durante segunda tentativa de homicídio (só tentativa). Essas foram apenas algumas das ações até então incomuns em nossa cidade, mesmo sendo realidade em cidades próximas e/ou maiores. Acontecimentos que esperamos não se repetirem em 2014.

ESPORTES
ygor e binha

Não. São João não teve uma agremiação futebolística campeã da taça pernambucana em 2013. Não houve qualquer grande ícone midiático do esporte que revelasse ter nascido aqui e que agora viva uma carreira promissora. Também não fomos sede de qualquer grande evento desportivo de relevância regional que repercutisse o nome de nossa cidade. O destaque no quesito esportivo veio de uma modalidade que, embora muitos já tenham ouvido falar, poucos aqui praticam e sabem o que realmente intui: as artes marciais.
O recém fundando “Arte no Tatame” revelou potenciais atletas são-joanenses em escala nacional! Esse grupo, criado em março de 2010 na EREM João Fernandes pelo professor Marcos Igor e um grupo de alunos, foi aos poucos caindo no gosto dos jovens de nossa cidade e ganhando cada vez mais adeptos. Hoje, com quase quatro anos de existência, já tem entre seus integrantes campeões em diversas modalidades e faixas: Pedro Emanuel, com 1 ouro, 2 pratas e 3 bronzes; Jackson Moura, 1 prata e 1 bronze. Entre os dias 1 a 3 de novembro deste ano, dois atletas participaram do Campeonato Brasileiro de Caratê, realizado em Fortaleza – CE. Cláudio Barbosa e Ygor Ferreira, ambos já com 5 medalhas de bronze, voltaram para casa com títulos de dá inveja a muitos concorrentes: o primeiro tirou em 5º lugar na categoria de 18 a 35 anos, e o segundo com 3º lugar na categoria de 16 a 17 anos. Ambos foram classificados para o grande mundial que ocorrerá na Polônia no próximo ano, com data ainda a ser definida, precisando apenas de potenciais financiadores que os patrocine. Agora é só aguardar para que possamos registrar a vitória desses atletas na retrospectiva do próximo ano.

RELIGIÃO
jesus me sacoleje
Dois mil e treze foi palco de um dos maiores shows cristãos de Pernambuco. Em sua 9ª edição, o bloco “Jesus me Sacoleje” levou às ruas um público estimado em mais de oito mil pessoas. Animação, comemoração e, sobretudo, fé, foram os ingredientes que impulsionaram o sucesso desse que já se consagrou no calendário de nossa cidade como um dos eventos mais aguardados do ano. Pela primeira vez o bloco católico foi realizado em conjunto por quatro paróquias: São João, Canhotinho, Palmeirina e Angelim. Mantendo a tradição de sucesso já estabelecida, deixou a desejar em apenas um aspecto: o atraso.
Padre Sérgio Tenório

Jake, cantora de axé católico que se apresentou no palco principal ano passado, balançou o trio durante todo o seu percurso. Eliana Ribeiro fechou a noite com sua apresentação na praça de eventos, um momento de adoração e louvor que emocionou a muitos dos presentes, vítima apenas do atraso inicial.
Ainda sobre a religião, os paroquianos de São João terminaram o ano de com o coração partido pela notícia de que o pároco Sérgio Tenório será transferido para a Catedral de Garanhuns, sendo substituído pelo padre Danilo da cidade de Lajedo. Sua permanência em São João foi marcada pela criação de movimentos de integração, com o intuito de fortalecer o catolicismo local, bem como as reformas massivas nas igrejas, principalmente a matriz e sua “polêmica” torre, que até então, mesmo às vésperas de sua inauguração, rende opiniões antagônicas e críticas amargas.

DESENVOLVIMENTO
subestação
Nos últimos anos já se notava uma mudança gradativa na estrutura social e econômica da cidade. Um crescimento na construção civil, um aumento no número de ruas e condomínios, uma transformação sutil em seu comércio… enfim, estamos caminhando.
Em 2013 São João recebeu a subestação de abastecimento elétrico nas proximidades do sítio Tiririca. Um empreendimento de grande porte que, assim como os condomínios, gerará impostos para o nosso município. Impostos que poderão ser revertidos em obras de melhoria para a cidade e benefícios para a população.
reforma e urbanização

Contudo, entre tantas ações de benfeitoria realizadas em prol do desenvolvimento do nosso município, uma sem dúvida merece destaque especial nesta seção. Após vários anos de promessas vãs, o que já fazia com que a população se tornasse cética, finalmente a tão ansiada revitalização do açude municipal será realizada. Mas isso não aconteceu sem que antes houvesse um grande entrave entre as forças políticas da cidade, que se dividiram entre simpatizantes da atual gestão, que defendiam e apoiavam a obra, e fervorosos opositores partidários que se colocaram contra a revitalização. Coube aos vereadores, representantes do povo, protagonizarem esse duelo na Casa Emídio Correia de Oliveira, sendo o projeto rejeitado, uma vez que a maioria das cadeiras são ocupadas pela oposição. Durante a sessão de votação do projeto de revitalização (uma das poucas vezes em que nossos vereadores deixaram a vida de personalidades e influentes de lado e discutiram alguma coisa proveitosa para o município), a câmara lotou e o que não sobrou foram vexames e constrangimentos aos vereadores que votaram contra.
Mesmo rejeitado, a prefeitura municipal conseguiu com que a revitalização se tornasse realidade a partir de um convênio da Secretaria de Serviços, Obras e Viação junto à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. No dia seguinte à aprovação, as máquinas já ocupavam a orla do açude e desde então a obra é acompanhada pelos olhares atentos da população, que todos os dias lota as margens e assistem ansiosos o seu desenrolar.

AGRICULTURA
Dois mil e treze foi um dos anos mais secos já registrados no nordeste, fazendo com que várias cidades entrassem em estado de emergência e calamidade pública. Mas em meio a esse infortúnio há algo a registrar.
Para quem não assistiu a edição do dia 19 de agosto do “Globo Rural’, nem se reiterou do acontecido na Secretaria de Agricultura ou Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, lá vai uma notícia satisfatória: em meio ao período de seca e estiagem, São João superou as expectativas de produção de feijão e foi destaque na mídia nacional.
Na reportagem, esse feito é tido como consequência da implantação de programas de apoio ao produtor, criados pelo governo estadual. A escassez desse produto no mercado poderia ter gerado um superávit no seu preço, o que seria uma boa para o produtor, mas que infelizmente não foi uma realidade. Uma proposta viável para solucionar esse problema em 2014 seria a criação de uma cooperativa que negociaria diretamente com o comprador e retiraria o atravessador das negociações. Isso permitiria um maior investimento no setor e consequentemente um aumento na produção.
Vamos lá, gestores municipais representantes da sociedade, esperamos contar com mais esse feito na retrospectiva de 2014. O município cresce, a população agradece.
Confira a reportagem do “Globo Rural” clicando no link abaixo.
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/t/edicoes/v/aumenta-a-produtividade-de-feijao-em-sao-joao/2766601/

UNIÃO E SOLIDARIEDADE
Há pouco mais de um ano surgia na rede social mais viciante que o ser humano já conheceu (facebook) um grupo que ganharia destaque nas conversas entre amigos e se tornaria um dos principais canais de debate acerca de nossa cidade. O “Moradores de São João”, criado por Carlinhos Batista, que atualmente faz intercâmbio em Manhattan, no Kansas. No início tinha o simples intuito de agregar pessoas da rede que moravam ou nasceram na cidade e que compartilhassem um pouco sobre ela. Mas no auge do período eleitoral, o número de integrantes do grupo cresceu de maneira exorbitante e se tornou um centro de discussões que influenciariam decisões importantes, denunciariam descasos e fomentariam novas ideais. Hoje, com 1425 pessoas, o grupo é administrado por Natielly Felix e Roniere Manoel e conta com uma espécie de “cartilha de regras”, que limita os excessos que muitos ainda teimam em cultivar, sem falar nas postagens icônicas de figuras como Ivanio Alves, que atuam os nervos aflorados de muitos.
Natal Solidário

Mas não é somente de brigas, ideias, e postagens de “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” que vive esse grupo; um dos principais intuitos dele é unir as pessoas em ações de solidariedade que promove. Um bom exemplo é Natal Solidário, que já está em sua segunda edição e conta com a gratificante colaboração de todos, que deixam as divergências e agem juntos, movidos pela vontade de fazer o bem. Além do Natal Solidário o grupo já promoveu doação de roupas a pessoas carentes e tenciona ampliar esses gestos.
Bola para frente pessoal! São de atitudes desse tipo que o mundo precisa. Parabéns a todos e vamos colaborar!

POLÍTICA
Se fizéssemos uma enquete na qual fosse perguntada “qual o tema mais polêmico de 2013?”, numa escala de 0 à 100, temos certeza de que 101% responderiam sem pensar: política! Um tema polêmico, chato, irritante, causador de controvérsias, e, ao que tudo indica, longe de acabar. Tudo proveniente da última eleição, ocorrida em outubro de 2012, onde um fato extraordinário aconteceu. Aliás, dois fatos extraordinários. O primeiro, indiscutivelmente causador do segundo, foi a inusitada união política entre as forças que revezavam o poder local há mais de vinte e quatro anos. Os Barbosa e os Fernandes começaram o ano político cada qual com seu pré-candidato instituído, ambos com elevado grau de instrução educacional e influência financeira. Às vésperas da eleição, no que consideramos um golpe estratégico (ou simplesmente um tapa na cara do povo), houve a unificação das chapas, o que do ponto de vista racional os levaria a uma vitória avassaladora. No entanto, uma chapa foi formada de última hora, encabeçada pelo então vereador Genaldi Zumba e o Sr. José Costa. Chapa essa que foi ganhando a adesão popular e seus partidários receberam o cognome de “mandioqueiros”, referenciando à origem ocupacional da família do candidato.
A eleição, marcada por um assombroso número de abstenções e votos nulos, quase quatro mil ao todo, resultou na inesperada vitória dos “mandioqueiros”, o que rendeu ao prefeito eleito Genaldi Zumba o título de celebridade do agreste e deu início a uma batalha judicial sobre a legalidade da vitória. Diversas irregularidades foram argumentadas pela oposição, desde compra de votos a ilegalidade documental, seguindo assim uma fervorosa – e muito irritante – disputa pela administração municipal. Audiências de primeira e segunda instância foram realizadas, chegando a resultados conflitantes, e não raro víamos carreatas, arrastões e salva de fogos como sinal de comemoração de ambos os lados. Uma semana a cidade estava tomada por pessoas de vermelho, na seguinte por pessoas de azul. E toda essa discussão se refletiu nas redes sociais, que fervilhavam de pessoas prontas para defender seu partido, mesmo quando a discussão extrapolava os limites considerados civilizados e passava à agressão verbal, difamação e, lamentavelmente, à destruição de patrimônio público e privado.
Chegamos ao inacreditável feito de trocarmos de gestor duas vezes em menos de 24 horas!, naquilo que podemos definir como as 24 horas mais conturbadas da história do município. E tudo isso a menos de 48 horas do início do recesso judiciário, o que inviabilizaria qualquer ação recursal.
Ufa! Morar em São João não é brincadeira. Ainda mais quando as pessoas não conseguem separar sua vida pessoal em atitudes de repercussão social; não respeitam o direito e a opinião alheia e conflitam por motivos vis. Aguardemos 2014 para que possamos assistir o desenrolar dessa batalha, e que independente do resultado final, que ele seja respeitado pacificamente por todos.

PRODUTO DA TERRA
Em muito nos orgulha poder fazer parte desses acontecimentos, poder transmitir informação de maneira concisa e direta. Em menos de sete meses de existência, o blog Interior Informa se transformou no principal canal de informações sobre a cidade de São João na rede. Foram mais de 15.000 acessos, uma média de 2.140 mensais. Uma verdadeira surpresa para nós, que começamos este trabalho sem tanta presunção, apenas querendo difundir informações sobre nosso município, sua cultura, seu povo, seu potencial, e que hoje nos tornamos visionários e fomentadores de opinião.
Queremos agradecer a todos que nos visitam e nos instigam a deixar o blog constantemente atualizado. São vocês os reais autores de nossas matérias, sem os quais de nada serviria esse domínio. Não deixe de comentar. Sua opinião é o que impulsiona nossa busca pela qualidade da informação.
Muito Obrigado a todos! Um Ano Novo próspero e feliz a todos os internautas ligados no Interior Informa.

Editores

Contate-nos pelo e-mail
imp.ind.interior@outlook.com

Blog Interior Informa

Anúncios

Sobre Interior Informa

UM NOVO MUNDO REQUER NOVOS MEIOS

Publicado em dezembro 30, 2013, em Pernambuco, São João, Uncategorized e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Muito boa a retrospectiva, realmente 2013 jamais será esquecido na história de nossa cidade. Parabéns pela postagem e pelo blog, sigo acompanhando.
    Carlinhos Batista

  2. Agradecemos a credibilidade Carlinhos, Abs.

  3. Ótima Retrospectiva, apesar de 2013 ter sido um ano de muitas turbulências, sempre é bom revermos os principais acontecimentos da nossa cidade. Os editores estão de parabéns.

  4. Parabéns pelos informes muito bem postados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

Interferência Urbana

O cinza e a cor

Criaturas de Ñanderu: Releituras

Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

Falando em Literatura...

só boa literatura desde 2008

Brasil de Todo Mundo

Apresentando o Brasil para gente de todo o mundo

paisagem de interior

Um Novo Mundo Requer Novos Meios - Blog Interior Informa

Mundo da Robótica

Fazendo a ponte entre a teoria e a prática.

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

Blog do EVALDO TEIXEIRA

Opinião, Política, Variedades, Religião...

INTERIOR INFORMA

Um novo mundo requer novos meios.

RUBEM

Revista da Crônica - Notícias, entrevistas, resenhas e textos feitos ao rés-do-chão.

%d blogueiros gostam disto: