DESGASTES E AURORA POLÍTICA EM SÃO JOÃO

ARTIGO // OPINIÃO

opiniao

Pois é, há tempos que eu havia desistido do povo de São João e já me obrigava a aceitar a condição de inertes e alienados em que ele se encontrava; mas ante tudo o que está acontecendo – em meio a tanta discussão (sadia e danosa) – vê então surgir à semente do que pode vir a ser a nova aurora do desenvolvimento em nossa cidade.

Em meio às acaloradas discussões de partidaristas, podemos detectar vários perfis. Há aqueles que defendem seus candidatos porque vão ser diretamente beneficiados e querem garantir um bolso gordo nos próximos anos; há os que idolatram o “cara” pela simples familiaridade e historicidade de devoção, sem mesmo conhecê-lo, ao menos; há os que brigam apenas por provocação e para chamar atenção (mostrando apenas quão ignorante é); há os que cobrem seu candidato de qualidades e massacram o opositor de defeitos. E (mesmo que raro) há de fato os que sonham em poder fazer algo de bom para a cidade. Essas pessoas não são peculiares apenas de partido A ou B, mas estão miscigenadas em ambos e acabam formando a velha e conhecida sopa política que sempre saturou o município.

Mas as coisas mudam, e esses debates, essas brigas, essas exposições de opiniões, mostram um fato incontestável: o sistema político que vigora em nossa cidade está chegando ao fim. O povo está saturado e demonstra sua insatisfação pelos mais diversos meios. Vem mostrando que cansaram de governos claramente oportunistas, oligarcas, hereditários e exige (mesmo que implicitamente) uma nova forma de fazer política. E essa nova forma exige novos políticos. NOVOS POLÍTICOS não, POLÍTICOS NOVOS.

Pessoas da nova época, totalmente desvinculadas das famílias tradicionais que revezam o governo municipal, que tragam conseguem o mais recente conceito de desenvolvimento visão de futuro. Chega de olharmos para São João e outra cidade e vermos que nós estamos atolados, esvaídos por sanguessugas que só sabem pintar os prédios da cor do seu partido como sinal de poder, que deixam necessidades urgentes para trazer músicos midiáticos e criar sua fama, que privilegiam conhecidos e fanáticos ao invés de qualificados e proativos.

Está chegando o momento de renovarmos nosso legislativo (onde, dos onze que lá se encontram ao menos nove jamais deveriam ter pensado se quer em se candidatar, quanto mais serem eleitos), de mudarmos radicalmente a nossa estrutura administrativa, aniquilando de vez essa classe de políticos famigerados, populistas e aproveitadores. Não é difícil perceber que muito em breve assistiremos suscitar jovens políticos inovadores em nossa cidade, e eles surpreenderão a todos. Toda essa insatisfação e ocasional troca de insultos terá um bom produto, não há dúvidas. Atuais políticos aguardem-nos, jovens insatisfeitos e proativos. Vocês podem até brigar por mais alguns (poucos) anos, mas vamos aposentar essa velha política do nosso município. E vocês vão juntos.

Por: Lucas Santos

Blog Interior Informa

Anúncios

Sobre Interior Informa

UM NOVO MUNDO REQUER NOVOS MEIOS

Publicado em fevereiro 18, 2014, em São João, Uncategorized e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Essa idolatria aos políticos cega as pessoas.

    Parabéns pela postagem Lucas.

  2. Parabéns, Lucas! Belo artigo e muitas verdades. Fico feliz por encontrar em minha cidade jovens como você, crítico e objetivo. Nossas instituições políticas se liquefizeram, derreteram-se, assim como, políticos de verdade, com vontade de mudança e, principalmente, com propostas crescimento para população em geral. A política atual tornou-se “meio de vida” para muitos, que tem como maior interesse resolver problemas financeiros, enquanto a população padece em uma fila a espera de um prato de sopa e um pão. Falta propostas políticas sérias, falta vontade de mudança, falta muita coisa, mas falta principalmente, quem queira mudar de fato. Os nossos atuais candidatos poderiam ter como proposta política a “gestão democrática”, em que o povo junto com os gestores decidem como e onde deve ser utilizado o dinheiro público.

  3. Arnaldo J. Dias Ferreira

    EM DIVERSAS ESCALAS DE ANALISE: “QUE A JUVENTUDE NÃO ESQUEÇA, QUE UM DIA OS POLÍTICOS VELHOS DE HOJE FORAM JOVENS, E TAMBÉM PROMETERAM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE, E TAMBÉM DEIXARAM SEU BOM LEGADO OU UMA GRANDE OBRA, SEJA NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, AÇÃO SOCIAL, DIREITO ETC. QUE ESTA JUVENTUDE QUE MOSTRA TER FOME DE MUDANÇA NÃO SAIA POR AI CRUCIFICANDO TODOS OS POLÍTICOS DE HOJE.”
    ‪#‎ARNALDOJR‬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

Interferência Urbana

O cinza e a cor

Criaturas de Ñanderu: Releituras

Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

Falando em Literatura...

só boa literatura desde 2008

Brasil de Todo Mundo

Apresentando o Brasil para gente de todo o mundo

paisagem de interior

Um Novo Mundo Requer Novos Meios - Blog Interior Informa

Mundo da Robótica

Fazendo a ponte entre a teoria e a prática.

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

Blog do EVALDO TEIXEIRA

Opinião, Política, Variedades, Religião...

INTERIOR INFORMA

Um novo mundo requer novos meios.

RUBEM

Revista da Crônica - Notícias, entrevistas, resenhas e textos feitos ao rés-do-chão.

%d blogueiros gostam disto: