FALTAM PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO E EMPRESAS INVESTEM EM CAPACITAÇÕES

PERNAMBUCO // FALTA PROFISSIONAIS

100% das empresas em Pernambuco enfrentam uma disputa por profissionais. A conclusão vem da pesquisa da Amcham-Recife realizada, em janeiro deste ano, com executivos de RH com atuação no Estado. A sondagem indica que o cenário de escassez de talentos vem obrigando as empresas a investir em capacitação, onde 57% vem focando também na formação de novos talentos e outros 22% em pacotes salariais mais agressivos.

A pesquisa, aplicado no Ciclo de Decisões: Gestão de Pessoas, no dia 23 de janeiro, analisou as respostas de 94 profissionais de gestão de pessoas, em sua maioria coordenadores, gerentes e diretores das empresas locais, questionados sobre mão de obra e guerra por talentos em Pernambuco.

Outro resultado do estudo é que a escassez de profissionais traz impactos negativos tanto para as companhias como para o Estado. Foram listados: a perda de produtividade nos negócios em virtude do aumento da rotatividade de funcionários (38%); diminuição da competitividade estadual na atração de novos investimentos (36%); e abalo na competitividade das empresas obrigadas a aumentar salários sem ganhar necessariamente em produtividade (19%).

Segundo os entrevistados, o perfil de mão de obra de maior necessidade localmente é o operacional (51%) e técnico (32%). Alguns setores sofrem em maior nível com a disputa por colaboradores. São eles: indústria (57,6%); serviços (54,3%); tecnologia (48,9%); finanças (28,2%); saúde (28,2%) e construbusiness (26%).

Para minimizar a atual dificuldade com a contratação de mão de obra, 60% dos respondentes informaram manter parcerias com universidades e escolas técnicas. Outros 15% afirmaram que pretendem investir na maior aproximação com o setor acadêmico ainda em 2014.

Outro foco de reação das empresas encontra-se na realização de pesquisas salariais para se tornar mais competitiva no mercado, praticada adotada por 53% das empresas entrevistadas. Em 59%, o levantamento dos salários praticados por concorrentes resultou na revisão dos pacotes de remuneração praticados pelas empresas.

A pesquisa foi divulgada e apresentada por Alessandra Andrade, gerente regional da Amcham-Recife, no evento “Ciclo de Desenvolvimento Regional: Mão de Obra”, realizado na terça-feira (25/02), na sede da Amcham na capital pernambucana.

Do Blog de Jamildo

Anúncios

Sobre Interior Informa

UM NOVO MUNDO REQUER NOVOS MEIOS

Publicado em fevereiro 25, 2014, em Uncategorized e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

Interferência Urbana

O cinza e a cor

Criaturas de Ñanderu: Releituras

Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

Falando em Literatura...

só boa literatura desde 2008

Brasil de Todo Mundo

Apresentando o Brasil para gente de todo o mundo

paisagem de interior

Um Novo Mundo Requer Novos Meios - Blog Interior Informa

Mundo da Robótica

Fazendo a ponte entre a teoria e a prática.

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

Blog do EVALDO TEIXEIRA

Opinião, Política, Variedades, Religião...

INTERIOR INFORMA

Um novo mundo requer novos meios.

RUBEM

Revista da Crônica - Notícias, entrevistas, resenhas e textos feitos ao rés-do-chão.

%d blogueiros gostam disto: