O EFEITO DILMA

comicio_dilmalula4_AG_580
Do jornalista Magno Martins:

Diferentemente do Ipespe, que apontou uma dianteira de 10 pontos percentuais para o candidato do PSB, a pesquisa do Ibope para governador divulgada ontem pela TV-Globo mostra um cenário de empate técnico entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB). O socialista aparece com 39% contra 35% do trabalhista.

O Ibope surpreendeu muita gente, porque não confirmou a tendência de distanciamento de Câmara para Armando. Candidato da oposição, Armando cresceu três pontos e continua no páreo. O que está ocorrendo de novidade no cenário estadual? Um dado é inquestionável: a onda Marina era uma bolha.
Dilma colocou pelo Ibope nove pontos de dianteira em cima de Marina no primeiro turno e no segundo turno já está, numericamente, à frente da socialista – 43% a 42%. Marina já chegou a colocar sete pontos de vantagem no segundo turno, mas acabou recuando em todos os levantamentos graças ao bombardeio na propaganda eleitoral.

A reação de Armando, portanto, pode estar associada ao casamento da eleição nacional com a estadual e se Dilma continuar crescendo, como apontam todos os levantamentos, naturalmente tende a se beneficiar. No Rio, o candidato do PMDB, Luiz Fernando Pezão, passou Garotinho, o favorito.

Embora o PT tenha candidato no Rio, o senador Lindberg Farias, este não cresce na onda Dilma. Ali, como o PMDB tem uma aliança nacional com Dilma, a associação do eleitor com a presidente Dilma é feita com Pezão. Em Minas, o candidato do PT, Fernando Pimentel, chegou a 44% das intenções de voto contra 25% de Pimenta da Veiga, o candidato de Aécio.

Não há, portanto, em nenhum grande colégio eleitoral um candidato associado à Marina que esteja lucrando com a vinculação à sua imagem. Em São Paulo, o governador tucano Geraldo Alckmin tem como vice um socialista, mas a confirmação de sua reeleição em primeiro turno é mérito próprio, longe de qualquer vinculação à Marina.

Blog Roberto Almeida

Anúncios

Sobre Interior Informa

UM NOVO MUNDO REQUER NOVOS MEIOS

Publicado em setembro 24, 2014, em Pernambuco, Política e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Viagem: Na Ponta do Lápis

Blog de viagens com dicas de alimentação, hospedagem e roteiro

Interferência Urbana

O cinza e a cor

Criaturas de Ñanderu: Releituras

Espaço para partilha de resultados do trabalho em torno do livro Criaturas de Ñanderu, escrito pela autora indígena Graça Graúna e ilustrado por José Carlos Lollo

Falando em Literatura...

só boa literatura desde 2008

Brasil de Todo Mundo

Apresentando o Brasil para gente de todo o mundo

paisagem de interior

Um Novo Mundo Requer Novos Meios - Blog Interior Informa

Mundo da Robótica

Fazendo a ponte entre a teoria e a prática.

Educação Política

mídia, economia e cultura - por Glauco Cortez

Blog do EVALDO TEIXEIRA

Opinião, Política, Variedades, Religião...

INTERIOR INFORMA

Um novo mundo requer novos meios.

RUBEM

Revista da Crônica - Notícias, entrevistas, resenhas e textos feitos ao rés-do-chão.

%d blogueiros gostam disto: